quarta-feira, 24 de abril de 2013

Cobertura do Morumbi: A novela continua!


A grande pergunta que a torcida sãopaulina tem feito nos últimos tempos em relação ao Morumbi é quando suas obras de instalação da cobertura começarão, mas a resposta cada vez mais parece ter informações desencontradas. A situação atual é a mesma dos últimos meses e continua dependendo da aprovação do fundo de investimento criado pela Andrade Gutierrez e SPFC para o financiamento da obra junto ao Banco BTG Pactual pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A demora pelo começo dos trabalhos não tem deixado apenas a torcida impaciente, mas também os dirigentes do SPFC, que segundo informações não andam muito satisfeitos com o andamento da Andrade Gutierrez. A construtora é a mesma que está fazendo a reforma do Beira Rio, e que lá pelo lados de Porto Alegre também havia sido questionada e colocada em cheque pelo Internacional na aprovação e início das obras de seu estádio para Copa do Mundo. As situações são diferentes mas o resultado do descontentamento pode ser o mesmo que no caso dos gaúchos, onde após ameaças de troca de construtora e algumas alfinetadas na mídia, a obra saiu finalmente.

A burocracia tem atrasado o início dos trabalhos, mas não é verdade que nada está sendo feito nesse período de espera. A locação dos pilares da estrutura metálica já estão definidos pela sondagem realizada em toda volta do estádio nos últimos meses, por isso a parte "invisível" da obra, que não aparece para o público por ser uma etapa de planejamento e preparação para a grande reforma, vai chegando ao seu final e por mais que não esteja aos olhos da torcida, avança para o bem da modernização do Morumbi. Os apoios metálicos e os novos pilares de concreto que servirão para sustentar a desafiadora cobertura do Morumbi, já estão definidos e locados em projeto. Em imagens mais recentes fica mais clara a presença de uma estrutura mista para essa empreitada, fazendo uso do partido arquitetônico já existente de concreto aparente, e das grandes colunas de iluminação que já existem desde o início da história do Sacrossanto. Com a estrutura onde estão instalados os refletores hoje saindo, os pilares de concreto que a sustentam ganharão novos "companheiros" em toda volta do estádio, mantendo assim a mesma linguagem que Artigas projetou originalmente.

SONDAGEM SENDO FEITA PARA LOCAÇÃO DE PILARES  DE DIFÍCIL ACESSO PARA MÁQUINAS MA OBRA
IMAGEM DO PROJETO DE COBERTURA COM PILARES DE CONCRETO E METÁLICA LOCADOS
IMAGEM DO PROJETO DE COBERTURA COM PILARES DE CONCRETO E METÁLICA LOCADOS

O escopo de trabalho no Morumbi é um pouco mais complicado do que todos imaginam e isso torna mais difícil para a torcida lidar com sua impaciência e ansiedade. O planejamento da obra de instalação da cobertura do Sacrossanto é uma verdadeira operação de guerra, pois os espaços limitados de manobra e armazenagem das grandes peças estruturais que serão utilizadas na estrutura da cobertura, dificultam bastante a logística da obra. Desde o ano passado que métodos construtivos estão sendo estudados pela construtora, e diversas empresas disputam uma concorrência para criar maneiras de executar o projeto tão sonhado. A premissa de não se fechar o estádio durante a reforma já não é tão imutável como foi antes, podendo dizer até que já faz parte do cronograma de trabalho, o que por um lado facilita as coisas em termos de logística e execução, mas vai contra o discurso que foi bradado aos quatro canto no começo do processo e anúncio da realização do sonho de cobrir a casa tricolor.

RUA INTERNA DO MORUMBI ENTRE CLUBE E ESTÁDIO. ÁREA DE DIFÍCIL ACESSO PARA MÁQUINAS PESADAS

A notícia que surgiu nas últimas semana foi de que a partir de Maio as obras começariam efetivamente, mas com essa previsão veio também uma mudança no planejamento, onde agora é aventada a possibilidade de fechamento do estádio do mês de Outubro em diante para que a obra de cobertura consiga ser finalizada antes de Abril, e consequentemente, antes da eleição presidencial do clube. Até esse momento o planejamento sãopaulino poderia estar atrasado por tramites burocráticos e questões legais que fogem do controle dos responsáveis tricolores, mas a mudança dos planos para que Juvenal Juvêncio conseguisse "reinaugurar" o Morumbi ainda em seu mandato, me parece um erro do mandatário tricolor. Assim como Laudo Natel é lembrado e idolatrado até hoje por seu empreendedorismo na época que construiu o gigante Cícero Pompeu de Toledo, o Novo Morumbi todo modernizado e ainda mais bonito do que nunca, fará JJ ser lembrado para sempre como o presidente que renovou e ampliou ainda mais o patrimônio do clube, por isso, seria totalmente desnecessário e condenável que o novo planejamento fosse colocado em prática unica e exclusivamente por esse motivo. Favorecer a logística e facilitar a execução com o fechamento do estádio, seria um motivo muito mais lógico e correto. Com o espaço livre dentro e fora do estádio, o maquinário pesado e trânsito de materiais na obra ficaria muito mais fácil, o que já justificaria a casa tricolor ficar fechada no período de obra, mas não por uma questão política.

IMAGEM DO PROJETO DE COBERTURA COM PILARES DE CONCRETO E METÁLICA LOCADOS
IMAGEM DO PROJETO DE COBERTURA COM PILARES DE CONCRETO E METÁLICA LOCADOS
FOTO PANORÂMICA DA FACHADA ATUAL (clique para ampliar)

A grande “vantagem” do Morumbi ter sido excluído da Copa do Mundo é justamente não ter um prazo apertado para entrega da obra, o que encarece e muitas vezes diminui a qualidade da reforma. Executar o projeto com calma, planejamento e qualidade sempre foi o foco do SPFC e isso não pode mudar agora apenas por causa de uma questão política. As novas Arenas estão aí para provar que nem sempre o que é feito com pressa e a toque de caixa resulta num produto de qualidade e consistente como é o Morumbi hoje. Toda reforma que já foi feita até agora, como a troca das cadeiras e assentos, mudança do acabamento das circulações dos aneis inferior e intermediário, Concept Hall, parte dos banheiros, novos camarotes e outras mais, além do que está previsto em projeto, como a Arena25, Telões e painéis eletrônicos, devem seguir o curso natural para suas obras, pois o fato do Morumbi já ser do SPFC faz com que a conta da empreitada seja diferente de um novo estádio. A torcida clama por agilidade na reforma por causa das novas Arenas que começam a ser entregues e inauguradas  mas como sempre bato na tecla aqui no blog, o sãopaulino não deve se basear nos estádios da Copa para cobrar o Novo Morumbi, as circunstancias são totalmente diferentes e os prazos principalmente. 

O Morumbi tem que seguir seus passos rumo à modernização dentro do seu tempo e capacidade financeira, assim como foi em sua construção. Presidentes, diretorias e, times passaram e passarão pelo Tricolor, mas o o patrimônio chamado Cicero Pompeu de Toledo, que se perpetua por mais de 50 anos como um estádio de ponta no Brasil e não será diferente quando estiver pronto, não deixará de ser a casa tricolor mesmo que os rivais tenham estádios também modernos. Se o SPFC e o sãopaulino se preocuparem apenas com seu patrimônio, que já é enorme, o trabalho será bem feito e as glórias continuarão a vir dentro de uma casa bem construída, com conforto, qualidade e principalmente que deixa o sãopaulino tão orgulhoso por dizer que é seu, assim como poderá dizer na comemoração (com direito até a camisa comemorativa vermelha) do Morumbi inteiro vermelho cor da raça!... Vamos aguardar pacientemente pelas obras e suas conclusões, continuando a se orgulhar do gigante do Morumbi!... Eu me orgulho!





113 comentários:

  1. Julio

    Estive recentimento no tour do morumbi, tive acesse ao campo e constatei algumas coisas: 1) de fato ha muito trabalho de reforma sendo executado; 2) em todos os lugares(mesmo nos lugares onde não ha a reforma) tem muito cano, tubulacao; fiancao, tudo a vista. Acredito que isso ao final sera escondido em algum canto. Se não for, parece mesmo coisa de amador. 3) desci ate o campo (eu sei que você podera tocar na questao do tal corrego) e o anel inferior, pelo que notei de sua angulacao, pode sim avancar sobre o fosso, chegando ate o escudo do time. Não precisa ser ate 3, 4 mts do campo, ma isso ja contribuiria, em muito, com a aparencia de um estadio mais moderno.4) a minha visita foi em dia em solarado. Pude perfeitamente ver a falta de padrao da colocao das cadeiras e dos tons de vermelho. Alem disso, as cadeiras da arquibancada superior parecem que já estao desbotando. Se me falassem que estavam la ha uns 10 anos daria para acreditar. Você sabe o por que disso?

    No mais, insisto existe reforma, mas não se sabe bem como ela vai acabar. Parece que ate a tua paciencia esta acabando.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comentário irretocavel, a meu ver

      2. provavelmente estas instalações não ficarão à vista

      3. ideia boa. e vou mais além: as áreas lindeiras à corregos e rios deveriam ser públicas...o morumbi não poderia estar construido sobre um córrego...se já está, cabe uma parceria clube+prefeitura para desviar o córrego, colocando o leito em áreas públicas...dai o clube poderia, num futuro, rebaixar o nível do gramado, e ter uma especie de geral..

      4. já venho batendo nessa tecla há um tempo...isso foi erro da diretoria, erro de planejamento de projeto: se trocam as cadeiras depois da cobertura instalada não há esse desbotamento pois não ficam expostas à chuva, ventos, sol agressivo....certeza que depois de instalada a cobertura vão ter que fazer um 'recall'...e isso é grana!!!

      5. a torcida tricolor ficaria muito contente de receber uma especie de 'dossie' da diretoria, falando como o clube ficara....ninguem sabe nem como sera a fachada externa...

      Excluir
    2. Concordo plenamente!. Se é pra fazer uma coisa que faça bem feita. O estacionamento do Morumbi juntamente com espaço em sua volta é péssimo. As arquibancadas como foi dito fica mito longe do gramado, não da pra torcida marca uma pressão grande. O pq não analisam uma possibilidade de "arranca" aquela pista de atletismo inutilizável pra colocar mais acentos e aproxima mais os torcedores junto ao campo de futebol?. Gostaria de parabeniza o Julio pelo, belo trabalho prestado aos torcedores do são paulo com o Boteco do morumbi

      Excluir
    3. Qual o motivo de colocar os poucos torcedores que vão normalmente ao Morumbi perto dos jogadores?

      Quem te disse que a pista de atletismo é inutilizável?

      Excluir
  2. Sera feito alguma coisa para melhorar a circulacao no anel superior?
    E os ponto cegos serao melhorados ?
    Serao feito algo como acontece no Engenhao para a entrata e saida do publico com aqueles predios anexos em circulos?
    E como andam as obras dos novos camarotes ?
    O que sera feito no entorno do Morumbi?
    Desde ja agradeco e o parabenizo por mais um belo post.

    ResponderExcluir
  3. Ola Julio,
    Obrigado por estas materias sobre o Morumbi - sao bem legais.
    Eu gostaria de sugerir para o proximo topico uma materia sobre desapropriacoes. Estou bastante interessado neste detalhe. Por exemplo, em uma de suas imagens projetadas, a are cinza ao redor do estadio esta bem legal e visualmente mais atrativa. Vai ser assim? Havera desapropriacao? Porque o SPFC nao compra uma mansao daquelas por ano (dinheiro para isto tem) derruba e amplia a are de vazao, mais estacionamentos, etc?
    Te agradeceria muito por esta materia.
    Um abraco,
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. farei um post sobre o entorno mais pra frente. Valeu Carlos

      Excluir
  4. Prezado Júlio,

    Infelizmente, para quem frequenta arquibancada as cadeiras novas viraram um inferno. Se o jogo for um pouco mais cheio, demora meia hora para dar uma mijada e subir de volta. Quem botou as cadeiras lá nunca frequentou "bancada". Sobre a cobertura, esquece. O investidor caiu fora com a questão do monotrilho. Juvenal tenta enganar os bobos alegres da torcida e os sócios corintianos do clube com suas obras e "jogos de camisa vermelha". Enfim, se fosse uma empresa privada, todos os indicadores do SPFC estão alarmantes. E o primeiro é que o principal concorrente ganha três partidas a cada quatro jogadas na era Juvenal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas oque tem o monotrilho?ele vai sair, mas vai demorar um pouco mais.

      Excluir
    2. viatrolebus.com.br/2013/03/haddad-suspende-trecho-da-linha-17-ouro/

      Excluir
    3. Já era amigo, o monotrilho subiu no telhado...
      Os rico nunca ia deixar trem de pobre passar lá.

      Excluir
    4. Mas na matéria que foi colocada sobre o monotrilho fala que foi suspensa a obra por questões da Avenida Perimetral, que é responsabilidade do Governo de São Paulo.
      Essa obra vai sair, porém vai demorar um pouco mais de tempo, mesmo porque as obras do metrô que estão sendo feitas visam somente a Copa.

      Excluir
    5. Amigo Anonimo,

      Se vc der uma olhada no post http://www.botecodomorumbi.com/2013/03/morumbi-modernizado-e-confortavelnao-so.html onde mostro o conforto projetado no Morumbi e ver as cadeiras novas das novas Arenas, acho que repensará seu ponto de vista. Nas novas Arenas não há espaço de circulação entre as fileiras com alguém sentado. Procure fotos do Maracanã e Fonte Nova.

      Excluir
  5. Saudações tricolores!

    Parabéns pelo post. Por favor será reformado os banheiros do anel superior???? A entrada dos times continuaram sendo feita por trás do gol????
    O hotel, estacionamento e o novo museu tem previsão????
    A chegada do metrô vai desapropriar a obra da CYRELA????
    O entorno como vai ficar????

    Abraços

    Rodrigo Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os banheiros do anel superior serão reformados sim. O restante das suas perguntas dependem do poder público.

      Excluir
  6. Por que o SPFC nao estuda a possibilidade de ter mais corredores de circulacao no anel superior e o que sera feito para melhorar os acessos ao estadio e o seu entorno como ficara ?

    ResponderExcluir
  7. A verdade é que não tem dinheiro e essa cobertura não sairá. Vamos parar de tentar enganar o torcedor.

    ResponderExcluir
  8. Estão desde o ano passado fazendo sondagem de solo pra cobertura. Vão construir uma cobertura pro estádio ou uma linha de metrô?

    Não tem investidor, não tem dinheiro, investidor nenhum vai se interessar em investir num estádio que nem o nome pode vender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se pode construir uma cobertura com as dimensões projetas com tão poucos apoios, sem uma estudo detalhado de sondagem. No local já existem enormes fundações do estádio e limitações legais de locação dos pilares por causa de recuos exigidos pela prefeitura.

      Excluir
  9. Enquanto isso... Ate a porcada fecha a venda do name rights

    Infelizmente estamos na era do mais ou menos

    Um time mais ou menos; uma diretoria mais ou menos; um treinador mais ou menos; uma reforma mais ou menos; um estadio mais ou menos; recentemente ganhamos um titulo mais ou menos...

    Porque somos soberanos?

    Vocês lembram quando tinhamos uma diretoria exemplar; Tele; um dos maiores estadios particular do mundo; um time que foi a Espanha e meteu em menos de uma semana 4 a 0 no Real Madrid e 4 a 1 no Barca; trimundial; tri da libertadores; hexabrasileiro; o um jogador formado na base que foi o melhor do mundo.

    Caros tricolores, ou entendemos que precisamos melhorar tudo, inclusive, o estadio, que é um arremedo de reforma,ou esquece a soberania!!!

    Não da mais para ficar escutando: esse time não eh muito bom mais tem vontade; essa reforma não é a melhor mais ta bom...

    Chega de conformismo mediocre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo perfeitamente com você! Time para ser Soberano tem que mostrar que é tal sempre!! Nosso time já foi motivo de muito orgulho.Pela sua história? Ainda o é, porém o que estão fazendo com o São Paulo Futebol Clube é uma vergonha!! Reforma mais ou menos? o que foi aquelas cadeiras da arquibancada superior? Torcedores espremidos pela pressa e falta de planejamento de um projeto (pressa nas arquibancadas e lerdeza na cobertura). Estatuto que está parecendo uma Constituição Federal Imutável! São Paulo tem que evoluir junto com o tempo e não ficar tentando manter os preceitos de 1920!!
      É um descaso total com o torcedor! A diretoria fala e o torcedor acredita! O São Paulo Futebol Clube não foi capaz nem de criar um site para dizer como andam as reformas! é um mistério total! Ahhhh se não fosse o amor imenso que sinto por este clube eu mandaria a Diretoria lá para a PUTA QUE LHE PARIU!

      Excluir
    2. Quando as Novas Arenas estiverem prontas talvez você repense sua opinião. O Morumbi já tem uma história consolidada e oferecerá mais conforto que as novas Arenas.

      Respeito sua opinião, mas o projeto é muito bem feito e quem conheceu o Morumbi há 3 ou 4 anos atrás, já vê uma diferença enorme

      Excluir
  10. Julio

    Que horrivel essa cobertura de policarbonato colocada para proteger os mictorios! Parece ate reforma de buteco da esquina. Simplesmente pessimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Destruiu a fachada..., que por sinal é muito bela, concreto colossal. Essa diretoria está destruindo o estádio.

      Excluir
  11. Eu só sinto que teremos um estádio cada vez mais vazio!!!
    Sinceramente, o que vier do Morumbi (das reformas) pra mim é lucro, pq já não espero mais nada.

    Projeto lindo, fotos-montagens lindas, maquetes e muito mais... é uma beleza, mas na pratica nada. Só cadeiras?

    E falando em cadeiras, o SPFC pagou caros em cadeiras que não desbotam... em alguns meses já dá para notar claramente que as cadeiras das arquibancadas superior estão desbotadas. Ta dificil de acreditar em algo.

    Espero estar muito errado e espero ver essa reforma pronta logo... mas não consigo mais acreditar que isso vá sair do papel tão cedo, vamos ficar igual a catedral de Barcelona, eternamente em reforma.

    ResponderExcluir
  12. Até o Juventos tem um projeto de estádio mais ousado que o nosso! Terrível. Precisamos de dirigentes que pensem na frente. Os nossos pensam que tudo o que o São Paulo faz esta bom. Não é assim, muito pelo contrário. Eles parecem a aqueles ricos quatrocentoes que ficam contando vantajem. Imaginem, caros saopaulinos, como estavamos a frente. O Morumbi foi projetado nos anos 50. Era algo adsurdo para aquele tempo. Muito a sua frente. Os demais clubes jogavam em campinhos de varzea. Comparando era, para a época, como se fosse hoje construido, em São Paulo, o Allianz Arena da Alemaha. Porém, o tempo passou e ninguém se deu conta. Vao fazendo uma reforminha aqui, outra ali. Uma tinta; um monte de cadeira sem qualquer padrão de cor e colocação e pronto: essa é a nossa reforma! Quando se questiona de aspectos sérios, como lanchonetes de boa qualidade; estacionamento; telão; sala de imprensa decente; vestiários modernos; arquibancadas que chegam próximo ao gramado, COMO EM QUALQUER ESTÁDIO MODERNO (LEIA-SE DE 30 ANOS PARA CÁ) DO MUNDO!!!! a resposta é sempre a mesma ...tá ficando bom; vamos ter paciencia; é o que pode ser feito; não temos dinheiro; não vamos fazer loucuras; etc. etc. etc.

    Se não tem condições ok. Então vamos assumir essa melancolica reforma que está sendo feito e pronto. Merecemos isso e pronto. E chega de dizer por ai que somos um clube diferente. Na verdade seremos diferentes em poucos anos.... o clube como o estádio mais ridiculo do Brasil!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Projeto qualquer clube pode ter, mas viabilizá-lo é bem diferente. Os itens que você citou estão previstos no projeto, mas tudo isso tem um custo que alguém tem que pagar. O Palmeiras está reformando o estádio há quase 3 anos e só agora conseguiu name rights. O Corinthians constroi seu estádio com o dinheiro do povo (Prefeitura + Caixa Economica Federal). No caso do SPFC o estádio já é nosso e a idéia é continuar comandando ele. Quando estiver pronto, muitas opiniões mudarão, mas isso é normal. A demora provoca isso mesmo.

      Excluir
  13. Pessoal

    Percebo que essas maquetes eletrônicas são verdadeiras propagandas enganosas. Visualmente, são perfeitas. As Cadeiras bem alinhadas e com acessos perfeitos e bem dimensionados. Porém, quando o São Paulo conclui o projeto... que desgraça. Não tem nada haver. Fica tudo uma grande bagunça.

    Do jeito que está indo, se um dia fizerem uma cobertura, o teto será de calhetão brasilit.

    que lástima! que fase eim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cobertura do Morumbi está bem longe de ser de Brasilit

      Excluir
  14. Julio e sobre essa mantéria do blog do paulinho: http://blogdopaulinho.wordpress.com/2013/04/25/justica-aceita-recurso-da-saviah-e-sao-paulo-pode-ter-problemas-com-lojas-do-morumbi/ verdade isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ONGs do Morumbi são financiadas e mantidas por interesses que fogem do bem do bairro e sim de favorecimento pessoal de poucos. Cabe ao MP investigar.

      Excluir
  15. Burocracia não é mais desculpa.

    Faz tempo...desde que emitiram o alvará...aquele mesmo que, em 15 dias após a emissão, as obras seriam iniciadas.

    O problema agora é financeiro.

    Acho até que esse projeto se mostrará um grande risco para o clube em termos financeiros.

    Teremos que abrir mão de várias receitas em prol desse fundo, e o Morumbi hoje é a segunda maior fonte de receita para o clube. Perde somente para os direitos de TV, e eventualmente para a negociação de jogadores.

    O novo Morumbi terá que gerar uma receita muito, mas muito maior do que a atual para que o clube não saia no prejuízo. E o prejuízo pode ser grande.

    Será que isso vai acontecer agora que teremos dois fortíssimos concorrentes no mercado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concorrente será apenas o Palestra, Itaquerão não concorrerá. Espaço para eventos em SP está em falta e os dois palcos conseguem absorver com tranquilidade. Tem espaço pros dois no mercado.

      Excluir
  16. Ainda acredito na cobertura.
    Ainda acredito no monotrilho.
    Ainda acredito que nosso estádio, daqui 20 ou 30 anos, não será mais o tão querido e incrível Morumbi. O torcedor do São Paulo não tem noção alguma do que o Morumbi significa mundialmente, e isso reflete na falta de carinho e cuidado que se tem com nosso estádio. 100% nosso.
    Além disso, a modernização tem acontecido, quem vai ao Morumbi com alguma frequência nota isso. No piso térreo, isso é claro que aconteceria, afinal é ali que estão camarotes, espaços de dirigentes e o concept hall, tudo parece ter caminhado muito bem. A mudança no posicionamento dos camarotes ocorre também de maneira perfeita, subindo do primeiro para o segundo nível. Claro que há pontos que podem ser criticados. Por exemplo, não acho que esteja desbotando, mas a troca dos assentos da arquibancada poderia ter esperado, assim como o número de corredores para o escoamento poderia ter sido aumentado também, assim como o Julio já mostrou aqui! O estacionamento deve sair também, já o hotel é uma questão mais complexa e de maneira alguma fundamental.
    Esse "puxadinho" tem a ideia de, num futuro não tão distante, construirmos um outro estádio mais moderno e mais economicamente vantajoso com dinheiro nosso. Até porque, essa obra, de R$ 300mi, já enfrenta problemas gigantescos para a aprovação dos fundos monetários. Sem contar com o dinheiro infinito dos cofres federais, COMO TODOS OS OUTROS ESTÁDIOS DO PAÍS QUE ESTÃO NA COPA (totalmente o contrário do que nosso ex-presidente Lula disse quando trouxe esse papa-níquel da Fifa ao nosso país), fica muito mais difícil. Esse monte de picaretagem que tem rolado com as obras do metrô e do monotrilho atrapalham investimentos também.
    Além disso, é claro que a Andrade Gutierrez tem outras prioridades agora. Como o Beira-Rio, por exemplo.
    Temos que ter um olhar crítico, analisando todas as vertentes possíveis.
    Calma...

    Avante meu Tricolor!

    ResponderExcluir
  17. Você deve acreditar tbem que o sao paulo sera campeao da libertadores; que o JJ so toma agua; que o nosso marketing é o melhor do Brasil; que o estadio sera de ponta; ...

    Torcer para tudo isso eu tbem torco, mas acreditar e ser enganado já é outra coisa ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se nós sãopaulinos não acreditarmos, quem vai acreditar?

      Excluir
  18. Pela maioria dos comentários é nítido o descontentamento dos torcedores com a "modernização" do Morumbi, insatisfação que não é levada em conta pelos dirigentes atuais. Enquanto isso em Londres o pequeno West Ham criou um comitê de torcedores para acompanhar e sugerir mudanças nas obras do Estádio Olímpico, sua futura casa.

    A cada notícia sobre a reforma do Morumbi eu fico mais desanimado, nós torcedores já discutimos exaustivamente sobre ideias para a cobertura, fachada, aproximação das arquibancadas etc. Exemplos em outros estádios não faltam, o que falta aos responsáveis pelo estádio é vontade, em contrapartida sobra arrogância.

    Hoje eu só desejo que a atual diretoria não comprometa o futuro financeiro do clube.

    ResponderExcluir
  19. Estou muito decepcionado com essa reforma do Morumbi. A diretoria quer fazer uma espécie de maquiagem no estádio do que uma modernização. Pelo oque eu saiba modernização é da conforto para com seus torcedores, tira os pontos "cegos", Amplia o estacionamento, Fazer uma cobertura digna, coloca acentos de primeira linha, aproximar a arquibancada ao gramado, isso hoje em dia é considero modernização, não fazer uma cobertura e já acha estádio moderno. JJ vc vai entra sim para a história do SPFC como o maquiado do Morumbi. Lamentável essa "modernização". Obrigado Julio por nos manter informado das obras do Morumbi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia esse post sobre o conforto do Morumbi http://www.botecodomorumbi.com/2013/03/morumbi-modernizado-e-confortavelnao-so.html e depois veja as fotos das Novas Arenas já inauguradas, como Fonte Nova, maracanã e Mineirão. Cadeiras grudadas e pontos cegos pra todos que sentam mais proximos do campo. No morumbi os pontos cegos foram minimizados faz tempo.
      Modernizar não significa fazer um estádio igual aos Europeus, mas sim um que propicie o torcedor brasileiro torcer de seu jeito com conforto e inovações tecnológicas. O Morumbi pronto ficará muito confortável e bacana. Quem conhecia o Morumbi há 3 anos atrás já quase não reconhece o estádio mais.

      Excluir
  20. O pior de tudo é que o JJ e a sua turma, tipo o Julio Casares que ri de tudo, acham que estao fazendo a maior reforma do mundo! Tipo um daqueles predios de Dubai. Quando sera que eles vao cair na real? Não tenho duvidas que toda aquela turma da CBF e do comite da Copa fazem parte de uma verdadeira corja. Porem, esse tapa que o Sao Paulo esta dando (mais ou menos o que se dispos a fazer para a FIFA) esta muitissimo aquem de qualquer estadio da copa. No fundo no fundo, com a teimosia do JJ e a falta de habilidade politica, jogamos no colo da travecada um estadio zero bala. Enquanto isso temos que nos submeter a essa pseudo reforma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Morumbi não está fazendo uma reforminha qualquer... em 3 anos mudou demais

      Excluir
  21. Nossa, pela apanhado geral dos comentários aqui dos torcedores chego a conclusão que a torcida, parte dela é claro, é nojentinha pra caralho!

    Se bobear ninguém se quer pisou no estádio, triste.

    Travecos tem estádio novo doado pelo governo se mudem pra lá cambada, seus merdas. Imagina esse nojo de torcida quando o Morumbi foi construído, acho que não saia do chão...





    .
    .
    .


    Helder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentario mediocre. Não entende que as criticas sao para melhorar?O pior cego é aquele que não ver.Esse tipo de pensamento alienado é que leva o Brasil para onde esta hoje, cheio de mazelas.

      Excluir
  22. Se essa diretoria tivesse o mesmo empenho e visão da diretoria que planejou o Morumbi há 50 anos atrás, nosso "projetinho" de reforma seria nesse nipe aqui:

    http://selecaonacional.webs.com/024.jpg


    O que acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esquece cara, gastar uma grana alta pra reformar estádio não vale a pena, e o melhor agora é reformar de forma simples, para daqui uns 30 anos construir um novo estádio.

      Excluir
    2. Utopia... Nem os estádio para Copa financiados e regados a dinheiro público chegam perto desse. Torcida reclama do Morumbi mas não se atenta aos Novos Estádios que são apenas mais bonitos que os já existentes no Brasil, mas não chegam aos pés dos projetados para Copa da Russia e Catar.

      Excluir
    3. A Russia planejava até ano passado fazer estadios para 20 mil pessoas, e tomou um puxão gigantesco de orelha da FIFA. Qatar são apenas projetos por enquanto, fazer uma foto no photoshop não é muito dificil, por em pratica é outra. E chega a ser desleal os caras lá "cagam" dinheiro. São situações muito diferente, a copa no Brasil, e a copa no QATAR.

      Excluir
  23. Rapaz, a partir do momento em que o o Prieto chamou de "novela", confesso que fiquei mais desanimado ainda.

    Certamente ele ficou sabendo de alguma informação e preferiu não publicar.

    Serão as mesmas informações bancadas pelo Marcello Lima?

    Se o que o Marcello Lima postou for verdade, estamos a um passo de romper com a AG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que sei é o que está no blog, o descontentamento da diretoria é um sinal de que o foco é do projeto ser executado, e o mais rápido possivel. Existem outras construtoras na pior das hipóteses, mas com o Inter a novela foi a mesma

      Excluir
  24. Fico aqui pensando... vocÊ sempre defende que o morumbi é patrimonio do SPFC... que o palmeiras e o SCCP se atolaram de dívidas para conseguir estádio... mas o que estou vendo é que... o palmeiras se afundou no quesito futebol, fato.... mas quanto a patrimonio... esta la... 300 milhões da alianz só para dar nome à arena...a arena vai é trazer muito lucro e nada de dívida. Shows, todos que iam para o morumbi agora vão ser lá e se um dia houver arena25, com a arena palestra já ativa muito antes.. o SPFC nao vai conseguir roubar os clientes da arena... fora os predios anexos que o palmeiras fez para ganhar ainda mais com diversos esportes. Para mim a adm. do SPFC foi e esta uma lástima. E olha que a Arena tbm nada tem a ver com copa. O SPFC ficou estagnado no tempo e agora é tarde demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você só esqueceu que o São Paulo já fechou contrato com a XYZ, ou seja, todos os shows que ela for organizar serão no Morumbi. Se não houvesse essa empresa aí sim a situação seria mais preocupante.

      Excluir
    2. Assim como o Renato disse, a XYZ é uma das lidres do mercado de entretenimento. Em SP a demanda de ventos e shows é enorme e existe espaço pra todos no mercado. A Allianz fechou por R$300 milhões por 20 anos se não me engano, e o valor quase integral vai para WTorre. palmeiras terá lucro, lógico, mas não pense que será muito, a maior fatia disparada vai pra construtora, por 30 anos.

      Excluir
  25. Muito boa a matéria Júlio, principalmente o desenho de como vai ficar a cobertura e os problemas encontrados com a mesma. Essa questão de espaço para instalação da cobertura é o X da questão. Acredito que o São Paulo deveria realocar algumas áreas da parte social do clube (área vermelha) para se conseguir esse espaço. Essa rua interna mostrada acima deveria ser como uma rua externa, ou seja, ter o espaço necessário entre o estádio e demais construções que fazem parte do estádio até pq isso facilita em muito no momento em que se precisar como no caso colocar máquinas no terreno, seja para implantação de projetos, manutenção da área ou mesmo para a criação de outros acessos para arquibancada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A rua interna dá acesso a muitos camarotes, o Concept Hall, é um estacionamento e uma das entradas do clube.

      Excluir
    2. entendo que a rua interna da acesso a camarotes, concept hall entre outros...mas digo isso com relação a parte vermelha demarcada na figura..se essa parte é um problema pelo espaço para se por máquinas no terreno e estruturas para a construção da cobertura pq não aumentar esse espaço, já que esse é um dos problemas citados que atrapalhariam o início das obras?Outra dúvida que tenho é se o São Paulo tem algum projeto para construir mais alguma rampa de acesso para as arquibancadas superiores ou mesmo a criação de escadarias ao molde do maracanã, engenhão e demais estádios? Acredito que a construção dessas melhorariam em termos funcionais e tb visuais. As rampas de acesso dão um aspecto de estádio antigo e já que o morumbi está modernizando acredito que isso seria uma boa até mesmo devido a criação da arena 25 e acho que seria de suma importância a criação de uma dessas escadas na área onde hj ficam as bilheterias (sugestão,devido ao espaço e área onde ficará a arena 25).

      Excluir
  26. O Sao Paulo, com esse papo furado de corrego em baixo do Morumbi e total incompetencai, não consegue estender sequer uns miseros metros da arquibancada. O que dizer entao de algo mais arrojado. Esqueca! Não vamos ficar nos iludindo. O que era para ser feito já foi feito e pronto. O resto é so perfumaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estender uns miseros metros de arquibancada?... Se você ponderasse a complexidade de uma obra dessas e tudo que afetaria no estádio em termos de fluxos, Concept Hall e camarotes, entenderia.
      Quanto ao córrego embaixo do estádio ser um "papo furado", se olhar no passado recente a enchente que destruiu o clube, já será suficiente para ver o tamanho do problema desse "papo furado".
      Não critiquem por criticar, respeito a opinião de todos, mas falar como se fossem coisas ridiculamente fáceis de se fazer não tem cabimento.

      Excluir
    2. Nossa, quanta complexidade, nem a ida do homem à Lua foi tão complexa quanto essa reforma do Morumbi.

      O Inter construiu uma nova arquibancada e tiveram até que chamar engenheiros da Nasa pra projetá-la de tão complexo que é estender uma arquibancada.

      Cadê o Discovery Channel que não faz um especial do Morumbi no Mega Construções?

      Excluir
    3. Não é à toa que esse sujeito posta anonimamente.

      Ao menos tem o bom senso de não se identificar com tantos comentários que vão além do ridículo.....

      Excluir
  27. Pessoal

    Alguem viu o Julio por ai? Acho que ele ficou deprimido com os comentarios da galera!rsrsr...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. certo ele, só falaram merda :)

      Excluir
    2. Mesmo que ele venha com 500 argumentos a favor, virão outros 1000 com argumentos contra... Ele nunca iria vencer os descontentes... Alias já deve ter ate desistido, eu desistiria...

      Excluir
    3. Opa! To aqui! hehehe...
      O debate é livre e muito válido. respeito a opinião de todos e o blog é democrático, mas essa descrença no Morumbi está extrapolando. Muitas críticas são construtivas e interessantes, mas muitas outras não tem o menor cabimento.
      Só não aceito comentários ofensivos ao projeto, clube e ao blog, esses eu deleto.
      A impaciência é normal por causa da demora, quando a obra começar a andar mesmo as coisas mudam... espero! hehehe

      Excluir
  28. E continua enrolação, todo mundo já sabe que essa obra não vai sair tão pensando em trocar a construtura!A verdade é que vamos continuar com um estádio ultrapassado e sem conforto, enquanto que os rivais vão ter arenas modernas. E O juvenal ainda me faz o favor de vim com essa história de festa das "cadeiras vermelhas"! Que lastima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia esse post http://www.botecodomorumbi.com/2013/03/morumbi-modernizado-e-confortavelnao-so.html e compare com as Novas Arenas Mineirão, Maracanã e Fonte Nova, onde as cadeiras são coladas e não há circulação entre fileiras. Morumbi hoje, já é mais confortável.

      Excluir
  29. morumbi gigante, anel inferior visão pessima, esses caras acham q a torcida do SP não vai no estádio porq? porque assistir jogo no Morumbi não é la grande coisa, até no canindé é melhor a visão!

    tem alguns são paulino q critica os comentário de critica e usam as frasinha feita de néscio para torcer para outro time e bla bla bla... mas uma diretoria empresa esperta olha oq seu consumidir pensa, ninguem critica por ser troll, critica por querer o bem do clube, da torcida, vou no morumbi desde 1988 criança, e posso falar, estádio mal feito, longe do campo as arquibancada, jardim pra q? pista de atletismo? vc no anel inferio alem de ficar longe do campo, se ficar no fundo parece q ta numa caverna...

    o correto seria fazer um estádio novo, o SPFC iria ganhar uma baita area ultil onde hoje fica as arquibancadas, e o estádio mais perto de onde hoje é a pista de atletismo!

    agora como isso vai grana e é impossivel com esse dirigentes amador, q acha q o morumbi é uma maravilha, pelomenos poderiam trazer as numeradas superior mais proximo do campo, nem precisa rebaixar o gramado, e o morumbi ficaria parecido com o mineirão, na parte da arena 25 fica como é hoje.

    o preço do ingresso cobrado principalmente anel inferior não vale pela visão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para fazer um estádio novo ou reformar as arquibancadas atuais, seria preciso se enquadrar no código de obras atual, coeficiente de aproveitamento e taxa de ocupação. As áreas do estádio diminuiriam assim como ele próprio. Novos recuos seriam exigidos e novos acrescimos de áreas computáveis não seriam permitidos. A cobertura já foi difícil de aprovar tb por isso, área coberta seria computável (nesse caso não foi considerado).

      fazer uma reforma e um projeto desses é muito mais complexo que se imagina.

      Excluir
  30. Isso mesmo. Já paguei uma paulada para ver o jogo no santo paulo bar. Pessimo lugar. Tive que sair de la no intervalo para conseguir ver o jogo. Enquanto isso a turma fica babando o ovo do JJ.dizendo que a reforma é ousada. Podemos usar o estadio como museu.acho que ai sim ganhariamos uma grana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproximando a arquibancada do campo, como vocês acham que a visão ficaria? Não seria muito diferente do que é hoje no Santo Paulo Bar (apesar de estar fechado)

      Excluir
  31. Como tem torcedor chato, o São Paulo não vai ter arquibancada próxima ao gramado, esqueçam essa idéia, pra colocar um telhado ali tá sendo esse sufoco, não conseguem achar investidores pra isso, imaginem construir outro ou interferir na estrutura do estádio...o Palmeiras só conseguiu investidor devido a localização do Palestra, o Morumbi todo mundo sabe os problemas gravíssimos no entorno, e dificilmente isso vai mudar, talvez só daqui longos anos.
    Portanto vamos parar de criticar, o JJ cometeu um erro ao se entusiasmar e convocar aquela coletiva, ele imaginava que seria fácil arrumar investidores, porém o mercado se mostrou contrário.

    ResponderExcluir
  32. Nossa que camisa feia essa vermelha do tricoloooor, parece que ta do avesso, que horroor...

    É mta humilhação, poderia ter ficado sem essa, um desrespeito com o manto!

    ResponderExcluir
  33. Horrível mesmo. E o pior e que a diretoria de marketing deve estar achando que fez a coisa mais revolucionaria e fantástica do mundo!

    ResponderExcluir
  34. Acho que o São Paulo deveria sim procurar a prefeitura para melhorar o entorno do estádio. E principalmente uma isenção de imposto para a construção e um edificio estacionamento. Pois quanto dinheiro o morumbi já trouxe para está cidade. Principalmente a rede hoteleira com jogos shows. Seria justo não!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo,
      Não só o SPFC como todos nós contribuintes, o entorno do estádio, antes de mais nada, é importante para toda população do bairro do Morumbi e imediações. O clubismo as vezes atrapalha.

      Excluir
  35. Tenho informações que a AG desistiu do negócio, o São Paulo não quer passar as propriedades para o fundo de investimentos, nós teríamos que ceder os camarotes, lojas, academias, estacionamento ( se houver), mas o São Paulo admite repassar ao fundo apenas o lucro dos shows no estádio, tanto na arena 25 como utilizando todo o complexo.
    Fora isso o fundo quer a participação da renda dos jogos do Morumbi, não sei ao certo de quanto seria essa porcentagem, mas com certeza seria alta.
    Resumindo, a AG está captando dinheiro no mercado através de investidores imobiliários, dizem que entorno de 350 milhões, e as regras são claras, o São Paulo terá que ceder todos os lucros do estádio + % dos jogos e ainda dividir as responsabilidades da manutenção do Morumbi.
    A diretoria já pulou fora e está atrás de outra construtora interessada na parceria, porém não vai admitir ceder nada, apenas rendas originadas do entretenimento (shows, eventos e etc)
    Na minha opinião a diretoria está corretíssima, pois acho um absurdo ceder tanto por tão pouco, se fosse um estádio novo, moderno, eu até apoiaria, mas por apenas uma cobertura acho que seria uma loucura sem precedentes. Espero que arrumem outra solução, embora ache muito dificil levantar tanto dinheiro apenas com shows, qualquer investidor vai querer ter um bom lucro, e pra isso lamentavelmente vão exigir as propriedades do Morumbi, sendo assim que deixem tudo como está, pelo menos continuaremos a chamar de NOSSO estádio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, nesse lance a diretoria esta de parabéns.

      Excluir
  36. Se isso for verdade, e parece que é, mais uma demonstracao inequivoca do amadorismo da nossa diretoria. Isso era para ser discutido antes e não agora. Enquanto isso na sala de justica...calma... Vcs precisam ter paciencia o Morumbi sera "moderno", "confortavel" . Impossivel. Podem acreditar, o que tinha, em termos de reforma, a ser feito já foi. Não farao mais nada e, se fizerem, é so aquele famoso tapa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa informação não existe, o SPFC está trabalhando na reforma do Morumbi, independente da construtora. O foco do clube é viabilizar a obra de qualquer jeito.

      Excluir
  37. Todo mundo com estádio moderno e agente aqui comemorando cadeira nova!
    Isso só mostra o quanto estamos ultrapassados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que são tão modernos? mais novo não significa moderno. Tem bons projetos mas mesmo esses não se distanciam tanto do que o Morumbi será. Existem algumas soluções que estão sendo usadas em diversas Arenas que são interessantes, mas nenhuma tem um destaque tão grande que chegue a destoar do restante. O próprio Maracanã ficou inferior em termos de projeto a estádios até da África do Sul.
      A evolução do morumbi é o que deve importar para os sãopaulinos, e isso é inegável.

      Excluir
  38. E camisa vermelha, que coisa horrível! Mas isso já era esperado. A pênalti não tem know how para fazer esse tipo de uniforme. Tirando as camisas um e dois do São Paulo, o resto e simplesmente tenebroso. O agasalho parece de escola de bairro e a tal da camisa vermelha parece que foi feita pela Kanxa. Olha a diferença por exemplo da camisa verde limão da porcada feita pela adidas. Se bobear vende mais que as camisas tradicionais. Qdo se falou que a pênalti era um péssimo negocio ninguém acreditou. Agora tem que agüentar esse confecção de bairro. E pior, a diretoria tava achando o máximo. Onde vamos parar.?

    ResponderExcluir
  39. Dificilmente no brazil tera uma arena superior a da porcada.... Infelizmente. ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O projeto é bom realmente, melhor que muitos da Copa, mas quando o Morumbi estiver reformado não deverá em nada ao Palestra. Serão dosi estádio muito bons, sem dúvida.

      Excluir
  40. Julio

    Primeiro parabens pelo seu comportamento. As criticas devem ser construtivas e você as recebe bem e sempre comenta com muita educacao. Acho que esse deve ser o espirito. Cada um tem o direito de dar a sua opiniao desde que não seja ofensivo e use de linguajar chulo. Afinal de contas, estamos unidos no seu blog pela mesma paixao: o TRICOLOR!

    Me responde uma coisa: estive no morumbi de dia e verifique que as cadeiras da arquibancadas parecem muito desbotadas. Você sabe dizer o motivo? Abs

    ResponderExcluir
  41. Julio, já acompanho seu blog a alguns meses e vou deixar aqui minha opinião (espero que você também opine ou me desminta).
    Bom, o estádio ganho e construído com dinheiro público dos gambás vai ser muito mais moderno que o nosso. A capacidade vai ser infinitamente menor que a o do Morumbi depois da Copa (48 mil pessoas, eu acho), eles vão colocar muitas coisas desnecessárias para agradar a máfia FIFA, como as privadas super tecnológicas japonesas. Porém é um estádio novo, por isso eu compreendo que dá para aproveitar mais sua fachada do que a do Morumbi, igual eles falam que vão colocar um mega telão.
    Na nova casa dos porquinhos de segunda, mais uma vez um estádio novo, vai ter uma fachada linda. Sua capacidade vai ser também infinitamente inferior que a do nosso estádio, mas não me conforme por que o São Paulo não vende os naming rights do estádio. Só fazer um contrato de 15 anos por uns 250 ou 300 milhões de reais. Assim dividiria a administração do estádio entre São Paulo e a empresa X.
    Vejo aqui no seu blog que muitas coisas estão sendo feitas. Mas continuo com várias dúvidas, e aqui estão elas:
    - Os vestiários vão ser reformados? (Por mim eles ficam ali atrás dos gols mesmo, isso seria o diferencial do nosso estádio que me agrada)
    - Em 2008, numa comunidade do Orkut (antigo heim? hehe) eu postei sobre fazer um telão que daria a volta no anel intermediário no Morumbi, como você ja divulgou que o SPFC poderia fazer. Vão instalar mesmo esse telão? Se sim, por que já não compraram e instalaram?
    - Os corredores das arquibancadas serão reformados igual aos do anéis intermediário e inferior?
    - Por quê estão instalando aquelas placas "opacas" na fachada? Não poderiam ser feitas de acrílico ou algo parecido?
    - As instalações das emissoras de televisão e rádio serão modernizadas?
    - Você sabe alguma coisa sobre sistema de iluminação e som que ficará na cobertura? Porque hoje a iluminação ja esta ultrapassada, onde percebemos claramente que atras dos gols é mais escuro que o resto do estádio, e o sistema de som é improvisado, colocando caixas de som na pista de atletismo.
    - Sobre o possível telão de 4 faces que ficará suspenso, alguma novidade?
    - Se o hotel não for construído, o Morumbi terá o prédio anexo? Onde falam que teria o centro de convenções, novo museu....
    - Com a construção do prédio anexo, o "Camarote Presidencial", Memorial, Salão Nobre e rampas de acesso serão totalmente demolidas?
    - Nessa imagem: http://media2.saopaulofc.net/media/43767/AR_Morumbi_Interna-R04_crop_galeria.jpg O que são aquelas "cabines de vidro" acima das arquibancadas a direita?
    - Tem alguma informação se o local onde os jogadores desembarcam do ônibus será reformada/modernizada?

    Parabéns pelo seu blog e suas informações. Espero que nossa "Santa Casa" fique modernizada e tecnológica. Desde as catracas, acessos, corredores, camarotes e ao "simples" gramado.
    Espero que o estádio se modernize muito com esse "retrofit", mas bem que invés de diretor ir andar de Porsche na Europa, poderiam mandar alguns dirigentes e especialistas da Andrade Gutierrez para se inspirar e copiar alguma coisa dos estádios Wembley, Santiago Bérnabeu, Camp Nou, Allianz Arena.
    Imagino um dia eu indo ao Morumbi numa final de Libertadores sem problemas, com segurança, conforto e olhando um imenso telão acima do gramado.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  42. Palmeiras/Wtorre/AEG/Allianz... em negociações uma MEGA parceria para o FUTEBOL... é o "Parmerinha" voltando com tudo em 2014...

    ResponderExcluir
  43. Fala Julião, blz?

    Tá difícil essa situação toda sabe, cada dia mais desanimado com o Morumbi, não vejo ninguém da diretoria ou construtora dando alguma posição oficial sobre o assunto, fica complicado manter o otimismo, e mesmo que saia e que comece as obras amanhã, admito que dá um pouco de inveja e até uma certa depressão depois de assistir esse video , rs... https://m.youtube.com/?reload=7&rdm=mltlka1em#/watch?v=9icpSUP2g7I

    Mas se as coisas não vão bem, ao menos dentro de campo eu sigo acreditando, vamos ganhar do Atlético e pegar moral na Liberta, aí quero ver alguém segurar o Jason!

    Abcoooosss

    ResponderExcluir
  44. Todos nós gostaríamos de ver o Morumbi modernizado e belíssimo, mas a verdade é que, depois da "mafiada" da FIFA, CBF, Comitée organizador local, Andres Sanches, Governo Lula/Dilma e PT no sentido de excluir o Morumbi da Copa do Mundo da FIFA, o São Paulo perdeu o rumo e não se acertou mais. A Arena Gambá ou, como deveria ser chamado, Novo Pacaembu com cobertura( que será, na verdade, como é sabido por todos, um estádio público doado a um clube de futebol pelo poder público e construído e pago totalmente com dinheiro do povo ) vai ficar ultra-chic e será, sem dúvidas, juntamente com a arena Nacional de Brasília, a mais cara e superfaturada entre todas da Copa ( nunca a mais bonita , mesmo porque o projeto arquitetônico é horroroso e de péssimo gosto fazendo lembrar uma caixa ). Eles não estão recebendo dinheiro do BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal etc, etc, etc? Eles não estão recebendo incentivos de toda natureza e isenções de impostos municipais, estaduais e federais? O prefeito Fernando Haddad não é são-paulino? Ele não é do PT? Não foi ministro do Lula e da Dilma? Por que não pedir dinheiro ao BNDES para reformar ou ajudar a reformar/modernizar o estádio mais importante de São Paulo e do futebol paulista? O Morumbi, assim como o Pacaembu, representa indiscutivelmente o que há de mais importante e significativo na história do futebol de São Paulo. Ninguém terá mais moral para criticar , como faziam no passado, o São Paulo por receber alguma verba pública para reformar seu estádio depois dessa FARRA com o dinheiro do povo para construir o estádio Itaquerão. Não vejo ninguém da grande mídia criticando a construção do "fielzão" com dinheiro do povo, mas os via dizendo que o Morumbi não poderia receber dinheiro do BNDES para ser reformado para a Copa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou contra o dinheiro público amigo, no passado já o fizemos pra construir o Morumbi. Sou sim a favor com relação ao entorno, como metro, piscinão, estacionamento, monotrilho e etc...sem isso qualquer obra é inviável naquela região.

      Excluir
    2. Se o São Paulo ou construtora quiser tirar $$$ do BNDS para reformar o estádio, basta dar as garantias necessárias, pagar as parcelas do empréstimo que tá tudo ok.
      No caso das galinhas a vergonha é que eles terão juros especiais por ser estádio de copa, intenção fiscal e outras cositas más.

      Excluir
  45. Bom-dia Júlio!
    Se você me permite, gostaria de sugerir dois temas para os próximos posts, uma vez que o Morumbi já foi muito debatido aqui e em muitas vezes recebendo críticas desnecessárias: a área social do clube, no balanço de 2012, rendeu ao clube fantásticos 26 milhões de reais, tá na hora de conhecermos melhor esse patrimônio; o outro assunto é Cotia, citado aos quatro-cantos como de excelência, que desperta dor de cotovelo de tantos rivais.
    Abraço a todos os são paulinos e parabéns pelo espaço!

    ResponderExcluir
  46. Bom dia Júlio , gostaria de parabenizá-lo mais uma vez pela dedicação ao blog e aos assuntos em pauta , promovendo debates em alto nível , embora que as pessoas com que você debate não tragam boa vontade e respeito aos seus textos de resposta . Gostaria que você analisasse esse post de Mauro César que fala do Camp nou e que pode ser relacionado ao Morumbi , de qualquer forma obrigado pela atenção !

    LINK:http://www.espn.com.br/post/326507_camp-nou-templo-do-futebol-que-nao-tenha-o-mesmo-destino-do-falecido-maracana

    ResponderExcluir
  47. Vejam como ficará o faturamento das Arenas depois de prontas... Arena palestra faturndo o dobro do Itaquerão: http://www.arenaplan.com.br/site/index.php/artigos/90-pesquisa-faturamento-das-novas-arenas

    ResponderExcluir
  48. Pode esperar que o estadio da travecada vai faturar alto tambem. Por enquanto eles tao quietinhos, dando uma migue porque o estadio deles esta sendo construindo com dinheiro publico. Entao, o cara de areia mijada fica dizendo por ai que o estadio é so para futebol. Pura mentira!!! Espere e verao eles encherem o estadio com varios shows. Não esquecem que eles tem por traz o Ronaldo que tem contatos com o mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  49. kkkkkk coitado do time de Itaquera o maximo que vão conseguir levar é o thiaguinho e os leleks no Itaquerão, ja o parmerinha que se deu bem.

    ResponderExcluir
  50. A arena dos porcos eu respeito, agora falar que Itaquera terá shows é brincadeira, no máximo apresentações do nipe Belo, Pepe e Neném, Racionais MC e etc etc...

    ResponderExcluir
  51. Muitos falam da polarização do futebol brasileiro por causa das verbas da tv, até acho que pode haver um desequibrio cabe aos outros clubes buscarem formas de angariar mais dinheiro.. Uma arena nova e bem localizada pode fazer muita diferença sem falar que atrairá muitos investidores e alavancar programa de sócio torcedor.. equipes como santos. fluminense, vasco, botafogo terão um futuro negro pela frente, alguns porque a torcida é pequena e outros porque dificilmente terão uma arena bem localizada.. o futebol brasileiro começa a ter uma nova cara nos proximos anos.. rezamos para que saia logo essa obra do monotrilho sem ela não teremos como fazer a modernização do morumbi nenhuma empresa vai querer investir em um estádio com dificil acesso..

    ResponderExcluir
  52. O novo estádio do Palmeiras vai surpreender muita gente logo que ficar pronta. Isso
    porque todo o estádio foi concebido para trazer o máximo de receitas com o menor custo
    possível. A arena possui o melhor modelo de negócios do setor e é o estádio que lidera
    nosso ranking de futuros líderes em receitas. Acessamos diretamente o site da arena para
    levantar o volume de camarotes. Com 153 camarotes (2768 lugares) variando de 12 a 39
    lugares, girando em torno de R$15 mil a R$24,7 mil por pessoa o estádio explora o alto
    poder aquisitivo da população de São Paulo. O custo médio por pessoa está em torno de
    R$19.235,00, o mais alto entre os analisados. Com isso, o estádio é o que apresenta maior
    potencial de arrecadação com camarotes, R$53 milhões por ano. Visitando o site de
    vendas dos camarotes da arena nota-se que a grande maioria já está reservada, provando
    seu imenso potencial. A própria AEG, gestora do estádio planeja iniciar com um volume de
    dezenas de shows e eventos. É possível dizer que seguindo nossos padrões, a arena vai
    igualar o potencial do Maracanã em arrecadação com eventos, cerca de R$40 a 45 milhões
    por ano, nos dois primeiros anos de vida do projeto. Nossa estimativa é que o Naming
    Rights da arena alcancem um valor mínimo de R$16 milhões anuais, em uma análise
    pessimista.

    ResponderExcluir
  53. Sem dúvida o chiqueiro rosa será a melhor arena do Brasi,por ser de fato uma arena multiuso, mas cabe ao Morumbi se modernizar também para não ficar tão atrás, lembre-se que São Paulo é a maior cidade da América do Sul e há mta demanda pra esse mercado, não precisamos ser o melhor e sim nos recolocar como um centro cultural. Abcos!

    ResponderExcluir
  54. Hoje foi a primeira vez que assisti o jogo do gaymio na arena e fikei impressionado aquilo lá é um Inferno!!!!

    ResponderExcluir
  55. Estou acompanhando sempre o boteco e queria saber se a faixada do Morumbi vai passar por mudanças também, ou seja, ser modernizada e reformada, e queria saber também se o entorno do Morumbi passará por algumas mudanças, obg, espero que tire essa dúvida que tenho.

    ResponderExcluir
  56. É exatamente com esse tipo de notícia que devemos nos preocupado : http://esportes.r7.com/futebol/noticias/palmeiras-projeta-desbancar-morumbi-como-principal-palco-de-grandes-shows-em-sp-20130430.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles já tinham 4 shows agendados, mas tiveram que adiar em função do atraso na entrega do estádio.

      Vai ser um golpe fortíssimo no Morumbi.

      Esse ano corremos o risco de não termos um show. Até agora nada, e as bandas que confirmaram shows estão migrando para outros palcos.

      Não sei, mas me parece que o Morumbi já começou a sentir o peso da concorrência. Em 2012 faturou menos do que em 2011. E em 2013 promete ser pior ainda.

      A certeza é que os investidores não viram retorno nesse empreendimento, e as receitas do Morumbi não são suficientes para bancar esse projeto com recursos próprios, nem que seja a base de financiamento bancário.

      Excluir
    2. Camarão que dorme a onda leva...

      Excluir
  57. Estamos ultrapassados dentro e fora de campo, essa é a REALIDADE... mas ninguêm quer enxergar, quando acordamos será TARDE DEMAIS....

    ResponderExcluir
  58. Mês passado eu tive a oportunidade de conhecer a arena palestra com um amigo que é palmeirense e trabalha na obra como engenheiro e realmente fikei impressionado o morumbi nao será concorrente da arena palestra mesmo depois de reformado. Vão ganhar rios de dinheiro e novos patrocinadores e parcerias... brincando vão faturar 3 milhões com o arena lotada o que será rotina pois a localização é perfeita.

    ResponderExcluir
  59. Isso é uma lei de mercado. Se você quer ganhar tem que investir. O Sao Paulo vai não contramao disso. Acredita, diante de sua soberba, que essa reforma meia boca vai traze-lo para o mesmo patamar dos novos estadio. NAO VAI! Com isso, pouco a pouco, vai deixando de ser procurado para os grandes eventos. Se assistir um jogo na caverna do concept hall já eh horrivel, imagina um show? Não tem condicoes. Já disse que ficaremos atras ate do Juventus da Mooca que pensa em fazer um estadio moderno. Que humilhacao. Enquanto isso o mamado do JJ e a turma do sorriso (Julio Casares)acham que as cadeiras pintadas com canetinha hidrocor colocaram o Morumbi no mesmo patamar dos outros estadios. No final do jogo a zona mista É o estacionamento! Que vergonha!!!

    ResponderExcluir
  60. O "parmera" sempre teve essa tradição de esperar o time chegar no fundo do poço e retornar sempre com grandes sacadas..e pra mim essa é a maior http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2013/05/02/wtorre-divulga-video-3d-com-funcoes-multiuso-do-estadio-do-palmeiras.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Palmeiras tá de parabéns, vai ser linda demais essa arena e com certeza vai dar muito retorno dentro e fora de campo, cabe agora ao tricolor correr atrás uma parceria ao menos parecida, não só a cobertura e a torcida ficar há 1 km do campo, é um projeto caríssimo que já nasce defasado, temos q fazer como os porcos, uma arena multiuso, moderna, e pra isso não basta uma reforminha, temos que botar tudo abaixo e começar do 0 porra, a torcida não é boba, não adianta, Júlio voce que tem contato com a diretoria tem que chegar nos caras e impedir que façam essa cobertura, temos que nos unir e fazer chegar ao JJ, fazer um protesto, sei lá, queremos um Novo Morumbi não um puxadinho!!!

      Excluir
  61. Enquanto os rivais constroem suas naves espaciais de concreto.. nó ficamos esperando pela cobertura.. acho que já chegou e não percebemos foi o chapéu que tomamos dos travecos e dos roseos... #chapelaço#

    ResponderExcluir
  62. Existe algum projeto para a fachada, principalmente de iluminação?

    ResponderExcluir
  63. Poxa a cobertura seria um marco para o clube!! Tem que sair de qualquer jeito!!!

    ResponderExcluir